Topo

Radiola Urbana

Palavra falada

Ramiro Zwetsch

05/09/2018 11h37

A caminhada de Rodrigo Brandão já acumula alguns quilômetros rodados, mas agora ele achou o atalho definitivo. Embora o trabalho com o grupo Mamelo Sound System dê passos largos na procura por um rap ao mesmo tempo mais brasileiro nas referências das bases e mais próximo do que nos Estados Unidos foi batizado de "hip hop underground", suas pisadas nesse terreno tropeçavam na busca da melhor fluência (flow) para apresentar suas rimas. Devoto do legado do chamado spoken word de artistas como The Last Poets e Gil Scott-Heron, o MC se joga nessa linguagem em seu primeiro disco-solo e cai de pé. "Outros Barato" é um veículo de ideia reta e papo firme, um panfleto de crítica social e reflexão de conteúdo necessário.

A palavra recitada em cadência contundente ganha força no ambiente instrumental criado, algo jazz entre spiritual e free. O disco foi gravado em três sessões em outubro de 2017, cada uma com uma formação diferente. A primeira traz o saxofonista Thiago França, do Metá Metá, como provocador de boa parte dos sopros que sugerem perturbação e elevação. Ele também é produtor do disco, ao lado de Daniel Bozio. Destacam-se muito os vocais de Juçara Marçal e Tulipa Ruiz em improvisos que acrescentam timbres, melodias e versos que adornam a narrativa central em algumas das faixas mais inspiradas do disco, como "O Futuro é Fêmea" e "Sandina ou Meio Meia Quatro". O baterista Pupillo (Nação Zumbi) e o baixista Marcelo Cabral completam o time dessa sessão.

"Manifesto Candeia" cria um clima com vibrafone na introdução que remete ao hip hop suspense de Cypress Hill em "Illusions" – ou melhor, ao jazz elevado de Gary Burton em "Las Vegas Tango", que emprestou o sample original ao grupo de rap. A faixa pertence à sessão que reúne quatro integrantes da banda Hurtmold (Maurício Takara na bateria; Guilherme Granado, que também assina a ilustração da capa, nos sintetizadores e efeitos; Rogério Martins na percussão; e Marcos Gerez no baixo), Thomas Rohrer (sax e rabeca) e Victor Vieira Branco no vibrafone. Uma outra formação traz Guizado (trompete), Rodrigo Hara (baixo), Richard Ribeiro (bateria) e Leandro Archela (teclados e efeitos).

"Outros Barato" contribui em alto nível para a pavimentação de uma cena de spoken word brasileira. Não é pouca coisa. Entre as muitas mensagens, gruda no ouvido e na mente a que decreta: "abaixo o levante reacionário" ("Não Atire no Mensageiro", com versos divididos com Rodrigo Carneiro). Aguardemos o LP.

Sobre o autor

Ramiro Zwetsch é jornalista, DJ residente da festa Entrópica, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana. Foi editor-chefe dos programas "Manos e Minas" e "Metrópolis", repórter de música do Jornal da Tarde e colaborou para "Ilustrada", "Caderno 2", “Bravo!”, “Rolling Stone”, “Bizz”, “Carta Capital”, “Select” entre outros.

Sobre o blog

Divagações e reflexões sobre as maravilhas contemporâneas e pérolas negras da música Brasil adentro e mundo afora.

Radiola Urbana