Radiola Urbana

menu
Topo
Radiola Urbana

Radiola Urbana

Categorias

Histórico

Boxes de compactos de vinil desvendam o Congo e a Etiópia dos anos 70

Ramiro Zwetsch

2013-12-20T18:13:13

13/12/2018 13h13

A produção da música africana dos anos 70 é uma das obsessões desse blog e já foi assunto de posts recentes. Já no embalo do fim de ano, recomendamos aos interessados nesse garimpo duas caixas de compactos de vinil lançados em 2018 que contribuem para esta constante redescoberta.

O selo francês Heavenly Sweetness já é reconhecido por um caprichado catálogo de reedições de LPs originais e coletâneas do groove etíope. Em abril deste ano, eles lançaram um box com sete compactos com joias da Etiópia. Trata-se de um segundo volume de uma série iniciada em 2017. É um produto bem interessante para DJs e colecionadores, com muito capricho no projeto gráfico — que inclui um cartaz e adesivos que reproduzem as capas capas originais dos singles compilados. Coisa fina!

Com formato similar, a caixa "Congo Revolution" traz 5 disquinhos 7 polegadas com faixas de artistas do Congo como Ryco Jazz, African Fiesta e Beguen Band. É interessante notar que o apanhado de gravações mostra tanto uma aproximação com o latin-jazz (como na faixa "Watchiwara", da banda Bantous de la Capitale) como com o funk norte-americano (na potente "Kiwita Kumunani", da O.K. Jazz). Para escutar e comprar, é só visitar o site do selo londrino Soul Jazz Records, com um histórico de bons lançamentos de reggae, jazz, música africana e outros gêneros. Vai na fé!

Sobre o autor

Ramiro Zwetsch é jornalista, DJ residente da festa Entrópica, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana. Foi editor-chefe dos programas "Manos e Minas" e "Metrópolis", repórter de música do Jornal da Tarde e colaborou para "Ilustrada", "Caderno 2", “Bravo!”, “Rolling Stone”, “Bizz”, “Carta Capital”, “Select” entre outros.

Sobre o blog

Divagações e reflexões sobre as maravilhas contemporâneas e pérolas negras da música Brasil adentro e mundo afora.