Radiola Urbana

Topo
Radiola Urbana

Radiola Urbana

Pode festejar: vem aí um disco inédito do ganês Ebo Taylor, de 1980

Ramiro Zwetsch

01/08/2019 11h23

Há um herói do afro-funk em plena atividade, aos 83 anos, e sua obra ancestral ainda guarda um tesouro escondido prestes a ser descoberto. O ganês Ebo Taylor fez história em seu país ao se dedicar em divulgar o gênero highlife desde os anos 50 e desenvolver uma profunda transformação nas década de 1970 e 1980 sob o impacto das influências do funk norte-americano e do afrobeat nigeriano. Os seis LPs do período – que nossos ouvidos ocidentais vieram a conhecer neste milênio graças a reedições europeias – montam uma obra peculiar e com um sotaque muito específico. É o puro ouro do balanço africano. Esse processo trouxe o artista de volta à ativa, que não gravava desde os anos 80 e já tem cinco álbuns lançados a partir de 2009.

Em breve, teremos o prazer de escutar mais um capítulo dessa história. O selo londrino BBE Music anuncia o lançamento de "Palaver", que o músico gravou em 1980 e permanece inédito, para setembro desse ano. O disco já está em pré-venda e a Radiola Urbana aposta todas as suas fichas nessa preciosidade. A sessão foi registrada nos estúdios da Tabansi Records, durante uma turnê de Mr. Ebo pela Nigéria. Não se sabe porque o material não foi lançado na época. A BBE Music já divulgou trechos da gravação e você pode conferir clicando aqui. O guitarrista, cantor, compositor e arranjador segue na ativa e lançou o ótimo álbum "Yen Ara" em 2018. Que sorte a nossa poder ter acesso não só à sua produção antiga como seus novos trabalhos! Aproveite o embalo e confira: 1) a entrevista que publicamos com ele em 2012 nesse link. 2) nossa mixtape em homenagem aos seus 80 anos, em janeiro de 2016, logo abaixo. Axé!

Sobre o autor

Ramiro Zwetsch é jornalista, DJ residente da festa Entrópica, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana. Foi editor-chefe dos programas "Manos e Minas" e "Metrópolis", repórter de música do Jornal da Tarde e colaborou para "Ilustrada", "Caderno 2", “Bravo!”, “Rolling Stone”, “Bizz”, “Carta Capital”, “Select” entre outros.

Sobre o blog

Divagações e reflexões sobre as maravilhas contemporâneas e pérolas negras da música Brasil adentro e mundo afora.