Radiola Urbana

menu
Topo
Radiola Urbana

Radiola Urbana

Categorias

Histórico

Projeto com versões jazzísticas do A Tribe Called Quest é coisa fina

Ramiro Zwetsch

2020-02-20T19:14:23

20/02/2019 14h23

A influência do A Tribe Called Quest no hip hop é algo indiscutível e sua obra ainda inspira novos projetos surpreendentes. O produtor francês Medline acaba de soltar na rede um aperitivo do álbum "A Quest Called Tribe", em que oferece versões instrumentais de faixas do amado grupo de Nova York. Por enquanto, quatro das oito faixas do trabalho foram divulgadas e o resultado é de altíssimo nível.

O quarteto foi muito feliz no uso de samples de jazz para criar suas bases. Medline faz o caminho inverso e usa a lógica do corte e costura do hip hop para passear pelo ambiente jazzístico. Em  "Eletric Relaxation" e "Jazz (We Got)", ele explora as melodias recortadas dos samples originais usados pelo grupo: "Mystic Brew" (Ronnie Foster) e "Green Dolphin Street" (do Jimmy McGriff) . Já "Scenario", um raro rap com pegada gangsta da Tribe, ele se apropria da melodia cantada no refrão para desacelerar e criar um clima de spiritual jazz. Há ainda uma ótima releitura de "The Hop".

Coisa fina, hein? Radiola Urbana recomenda muito! O trabalho já está em pré-venda no Bandcamp em versões digital, vinil e vinil duplo. As cópias em K7 já esgotaram. Vai lá!

 

Sobre o autor

Ramiro Zwetsch é jornalista, DJ residente da festa Entrópica, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana. Foi editor-chefe dos programas "Manos e Minas" e "Metrópolis", repórter de música do Jornal da Tarde e colaborou para "Ilustrada", "Caderno 2", “Bravo!”, “Rolling Stone”, “Bizz”, “Carta Capital”, “Select” entre outros.

Sobre o blog

Divagações e reflexões sobre as maravilhas contemporâneas e pérolas negras da música Brasil adentro e mundo afora.