Edgar: para o alto, avante e além
Ramiro Zwetsch
27/06/2018 10h34
Desde essa aproximação há três anos, Edgar já decolou. Após uma longa trajetória independente em palcos e gravações, 2 discos e 2 EPs gravados, várias músicas e clipes, ele agora se prepara para lançar o disco "Ultrassom" pela gravadora Deck Disc no segundo semestre e a primeira faixa do projeto já foi divulgada. "Plástico" é uma pancada em qualquer ouvido instigado: clipe e música preveem um apocalipse não muito distante, com Uber sem motorista e comida 3D. Além disso, muita gente se deparou com suas rimas na música "Exu nas Escolas", uma parceria do rapper com o compositor Kiko Dinucci presente no último disco de Elza Soares, "Deus é Mulher".
Agora é esperar o voo: Edgar há de flanar tranquilamente nas nuvens do rap brasileiro, conquistar mais e mais público, para o alto, avante e além. Talento, visão, boas ideias e companhias ele tem de sobra. Ele se apresenta hoje e amanhã na Casa de Francisca com o repertório de "Ultrassom" e temos a chance de conhecer as músicas que farão parte do álbum. Além de Pupillo nas batidas, a banda conta com o músico belga David Bovee e o show terá a participação da cantora Céu. "Fizemos esse trabalho com ideias baseadas em cinema e trilha sonora. É um roteiro com métrica e trilha, sem perder a poética. A maioria das músicas trata deste problema, deste cenário do qual não estamos nada longe", conta Edgar, já antecipando que "Ultrassom" segue o ambiente de ficção científica da faixa "Plástico". "Uma das músicas fala sobre o uso de câmeras GoPro nos capacetes dos soldados em missão de guerra, para que as imagens seja utilizadas em jogos de videogame mais realistas."
O trabalho com Pupillo começou em 2016. "É um dos melhores produtores da atualidade, ganhador de Grammy e tudo mais. Lá pera terceira música que estávamos gravando, foi que eu pesquisei o nome dele no Google. Eu não sabia com quem estava envolvido", diz. "Ele acrescentou mais ritmo do que nunca à minha música e está me ajudando a explorar melhor minha voz: usar o falsete, aprender a cantar, o fôlego e a troca do agudo para o grave."
Atualmente com 26 anos e morando na região da Praça da Árvore (zona sul de SP), o artista nasceu e cresceu em Guarulhos. Foi nas caminhadas pela quebrada que surgiu a ideia de desenvolver o próprio figurino. "Eu sou um pulmão no rolê: inspiração e aspiração de todos os lados. Jogava bola até ela furar e depois fazia um chapéu com a câmara de ar", explica. "No meu quarto, sempre tinha lixo eletrônico produzido na loja do meu irmão que arruma celular. Nas favelas e terrenos baldios sempre encontrava artefatos de todo jeito pra não perder a imaginação."
O futuro apocalíptico narrado por Edgar é uma ótima trilha sonora para o presente.
Vai lá:
Edgar
Quando: 27 e 28 de junho, às 21h30
Onde: Casa de Francisca – R. Quintino Bocaiúva, 22
Quanto: R$ 35,00
Sobre o autor
Ramiro Zwetsch é jornalista, DJ residente da festa Entrópica, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana. Foi editor-chefe dos programas "Manos e Minas" e "Metrópolis", repórter de música do Jornal da Tarde e colaborou para "Ilustrada", "Caderno 2", “Bravo!”, “Rolling Stone”, “Bizz”, “Carta Capital”, “Select” entre outros.
Sobre o blog
Divagações e reflexões sobre as maravilhas contemporâneas e pérolas negras da música Brasil adentro e mundo afora.